Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sobre o CEADEx

Criado: Segunda, 27 de Agosto de 2018, 12h23 | Publicado: Segunda, 27 de Agosto de 2018, 12h23

No intuito de atender à demanda prevista no Plano Estratégico do Exército 2016-2019, referente ao Sistema de Educação e Cultura, o Comando do Exército decidiu criar o Centro de Educação a Distância do Exército (CEADEx), cuja finalidade é aprimorar a coordenação e o suporte à Educação a Distância (EAD)desenvolvida nos estabelecimentos de ensino da Força.

O CEADEx está subordinado à Diretoria de Educação Técnica Militar;no entanto, seu universo de relacionamento estender-se-á às demais Diretorias, aos Centros, aos Estabelecimentos de Ensino Subordinados e aos Centros de Instrução, visando à coordenação e orientação das atividades atinentes à modalidade EAD e, ainda, ao processo de capacitação dos recursos humanos no âmbito do Exército.

Implantado na cidade do Rio de Janeiro, ocupa o antigo Pavilhão de Comando da Escola de Comunicações, o qual está situado nas dependências da Escola de Sargentos de Logística do Exército Brasileiro. Para viabilizar o cumprimento de suas missões iniciais, foi ativado no dia 1º de julho de 2015 como Núcleo do Centro de Educação a Distância do Exército, com infraestrutura física e de pessoal limitada.

Atualmente, o CEADEx possui sua estrutura organizacional dividida em Comando, Seção de Coordenação de Educação a Distância, Seção de Suporte Técnico e Seção de Apoio Administrativo, mobiliada por militares de carreira, temporários, prestadores de tarefa por tempo certo e servidores civis de nível médio e superior. A equipe comandada pelo Cel Palma, ainda em processo de incorporação de efetivo, empenha-se para apoiar na área de EAD os diversos órgãos do Sistema de Educação e Cultura do Exército; compor um centro de referência em EAD, responsável por acompanhar e difundir a evolução dessa modalidade; dentre outras missões elencadas na Diretriz para a Implantação do Centro de Educação a Distância do Exército.

A implantação do Centro de Educação a Distância do Exército visa propiciar uma maior sinergia e racionalização no emprego dos meios destinados à EAD, atualmente existentes e a serem incorporados. O CEADEx trabalhará em prol do cumprimento das metas estabelecidas pelo Comando do Exército, bem como em função do alcance de sua visão de futuro, que é compor um centro de referência em EAD, responsável por acompanhar e difundir, permanentemente, a evolução dessa modalidade de educação e oferecer formação continuada aos agentes envolvidos nos diversos processos correlatos. Com essa recém-criada organização militar voltada à inovação pedagógica, o Exército Brasileiro vislumbra a ampliação da capacidade educacional de seu Sistema de Educação e Cultura

registrado em:
Fim do conteúdo da página